fbpx

Dicas importantes para o delivery do seu restaurante

O delivery sempre foi uma alternativa de negócio interessante quando se trata de vender comida. No novo normal, em alguns casos, tornou-se a única possibilidade de continuar atendendo seus clientes e manter o negócio vivo.

Pensando nisso, resolvemos abordar alguns pontos que consideramos muitos importantes para organizar esse fantástico canal de vendas , te ajudar a atender melhor seus clientes e continuar faturando.

Independe de você já ter um delivery ou de estar pensando e implantar um,  planejar todas as etapas do processo de atendimento é muito importante. Definir quais serão as etapas do processo de atendimento ao cliente. Desde o recebimento ao pedidos, até a entrega do produto na casa do cliente. Desta forma fica mais simples a orientação da equipe e desenvolver as melhores soluções.

Para isso siga o seguinte roteiro.

 

Definindo o Cardápio

É o início de tudo, pois sem produto, não temos negócio.

É claro que você é especialista na cozinha, ou tem uma equipe fera nisso. Mas só cozinhar pratos deliciosos não garantem vendas se você não considerar esses pontos:

  • Entenda o que agrada o seu cliente
  • Avalie o que a concorrência oferece no seu segmento
  • Possua um cardápio com 3 opções de preços ( Barato, Custo Benefício e Maior Valor Agregado)
  • Ofereça opcionais para cada prato. Essa é uma ótima estratégia para agregar valor em produtos com preço atrativo
  • Conhecer o custo de cada prato é fundamental para definição de toda a estratégia

Definindo como receber os pedidos dos clientes

A estratégia tradicional para receber os pedidos dos clientes era a famosa tele entrega. Mas com todo o processo tecnológico que o mercado propõe, o telefone tornou-se somente mais uma forma do atendimento.

Aplicativos de Venda, Cardápio Digital, Whatsapp, Redes Sociais, etc.
São inúmeras as possibilidades que o seu cliente tem para comprar comida. Por isso é muito importante que você organize quais opções você vai oferecer e prepare sua equipe para entender cada uma dessas ferramentas.
Vamos abordar algumas características desses canais para que você possa avaliar.

Tele Entrega

Como citado acima, era a estratégia tradicional, porém, ela não é visual e exige uma atendente a disposição do cliente durante todo o pedido. Que conheça muito bem o seu cardápio e as possibilidades do cliente. Por conta disso é fundamental que você utilize um Sistema de Gestão que ajude o atendente a ter todas as informações necessárias para realizar o registro adequado do pedido.

Whatsapp e Direct das Redes Sociais

São novas formas que melhoram muito a comunicação com o cliente, pois permitem a utilização de mensagens automáticas e envio de links para seu Cardápio Digital. Liberando o atendente e não tornando um canal com diversas possibilidades em uma Tele Entrega melhorada.

Cardápio Digital 

Consideramos essa a forma mais inteligente de atender o seu cliente, pois permite que o seu cliente conheça o cardápio, vendo preços e fotos do seu produto, forma de pagamento e o valor total do pedido com a taxa de entrega sem precisar falar com absolutamente ninguém. Seu cliente tem uma experiência visual e completa e compra seu produto dentro das regras que você definir sem precisar de um funcionário exclusivo para realizar esse atendimento. O pedido é recebido automaticamente pelo seu sistema e o processo de produção inicia de forma mais rápida e com as informações que o cliente informou, diminuindo erros. Conheça uma opção gratuita do Cardápio Digital completa e integrada a um Gerenciador de Pedidos.

Além de todas essas vantagens, você consegue vender para o seu cliente usando a mesma tecnologia que os aplicativos de venda de comida, sem pagar taxas nem comissões.

Aplicativos de Venda

Ifood, Uber Eats e outras opções do mercado tem um grande poder de divulgar e aumentar o volume de vendas do seu delivery. Por conta disso, acreditamos que são fundamentais para uma boa estratégia de divulgação. O problema são as altas taxas e comissões para cada pedido recebido. 

Aproveite cada pedido recebido por essas plataformas para divulgar a sua loja virtual e conseguir convencer o seu cliente a comprar pelo seu Cardápio Digital. Dessa forma você aproveita o potencial de atração caro que eles oferecem para divulgar a sua estrutura tão completa quanto e mais barata.

Lembre de considerar esse custo no cadastramento do seu cardápio nessas plataformas.

Algo importante também é receber esses pedidos de forma unificada. Saiba como aqui.

Defina a logística de entrega 

A entrega é o “grand finale” de todo esse processo de atendimento. Ele deve valorizar todo o esforço que foi realizado desde o pedido do cliente até a produção das delícias que você preparou.
Avalie os pontos a seguir para garantir que sua entrega ocorra de forma positiva.
  •  Embalagem adequada para o seu produto. Que resita o processo de entrega e não descaracterize o conteúdo.
  • Entregador Cordial e cumpridor das regras que você definir no momento da entrega. Ele é o rosto da sua empresa nesse atendimento. Pense nisso.
  • Comunique-se com o cliente. Envie mensagens e mimos e não perca oportunidade de divulgar novidades e formas de atendimento.
  • Avalie esse processo com conhecidos e solicite o feedback sincero.
  • Defina o processo de acerto com o entregador e utilize um sistema de gestão que te auxilie a gerenciar isso.
  • Defina as cidades e bairros que você ira atender e calcule os custos de entrega, pois isso é um grande fator de decisão no momento da compra do seu cliente
  • Não esqueça de avaliar a opção de retirada no balcão. Eventualmente o cliente prefere retirar o pedido se for mais rápido.

Monte a estratégia de marketing do seu negócio

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. E no delivery de comida isso é a mais pura verdade. Porém, os métodos tradicionais de imãs de geladeira e folhetos com os cardápios impressos já não surtem o mesmo efeito que o marketing digital. Imagine que uma foto postada pelo seu cliente pode ser visualizada por milhares de pessoas que gostariam de comer aquele produto. Divulgação barata e de alto impacto.
Se o jogo é esse, é importante planejar e aprender como tudo isso funciona.
Seguem algumas dicas para tentar te ajudar nesse aspecto.
 
  •  Use pessoalmente as redes sociais e entenda como o seu segmento de mercado utiliza esses canais para divulgar o seu produto
  • Cadastre a sua marca em todas as redes sociais e publique imagens de qualidade dos seus produtos. É gratuito e o seu cliente com certeza vai te achar nesses canais
  • Tenha seu  Cardápio Digital gratuito e cadastre seu cardápio com fotos de qualidade e com descrições completas para que o seu cliente consiga facilmente comprar o seu produto
  • Divulgue o link do seu Cardápio Digital nas mensagens automáticas do seu Whatsapp e Redes Sociais
  • Divulgue suas Redes Sociais nas suas embalagens e incentive o seu cliente a postar fotos do seu produto marcando suas redes
  • Use suas redes sociais para demonstrar o cotidiano do seu negócio. O cliente aprecia conhecer a sua história
  • Estude e acompanhe as tendências. O mercado é muito dinâmico e você precisa acompanhar as mudanças

Nossa intenção foi abordar alguns tópicos que achamos importantes para alavancar o seu negócio. Esperamos ter ajudado de alguma forma e queremos muito que você comente e nos ajude a produzir conteúdo que seja relevante.

Boas vendas e seja feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.